Este blog é voltado para atividades desenvolvidas no Subprojeto Letras-Língua Portuguesa, do PIBID/UNIABEU. Grafitagens-Gêneros Textuais e identidades culturais.


Diário de Campo - 2014.1

Sábado,08 de março de 2014.

  Neste dia tivemos o nosso primeiro encontro como bolsistas do PIBID ( Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência). Nesta mesma ocasião, conhecemos os nossos supervisores, coordenadores e os demais bolsistas.
   Logo após a apresentação do projeto, no auditório, e os incentivos que recebemos dos professores, fomos a nossa primeira reunião, onde encontramos a nossa coordenadora, a Profa. Dra.Claudia Fabiana Cardoso, e os outros 15 bolsistas do Projeto Grafitagens-Gêneros Textuais e Identidades Culturais. 


Quinta feira,13 de março de 2014.

   No dia 13, tivemos o nosso segundo encontro com a coordenadora do projeto. Foram apresentadas as bibliografias que utilizaríamos para aprimorarmos o nosso conhecimento sobre o assunto proposto no projeto. Este primeiro momento é de capacitação.
   A professora Claudia Fabiana sugeriu que fizéssemos uma roda,pois ficaríamos mais à vontade para nos conhecermos melhor e trocarmos ideias sobre o projeto. Compreendi que, antes de mais nada, teremos aqui um grupo de estudos.


Quinta feira,20 de março de 2014.

   Neste dia, realizamos um estudo do texto ¨Gêneros Textuais no ensino de Língua¨ de Luíz Antônio Marcuschi. Este encontro foi bastante produtivo, pois discutimos sobre como os textos influenciam  de acordo com o contexto social dos falantes.
   Neste mesmo dia fomos divididos em dois grupos para produzir o projeto nas escolas Ciep 380 Joracy Camargo e no Instituto de Educação Pasquale.


Quinta feira,27 de março de 2014.


   Neste encontro continuamos com os estudos sobre Gêneros Textuais, mas desta vez foi diferente.
   A nossa coordenadora do projeto havia dividido na semana anterior algumas partes do texto "Gêneros Textuais no Ensino de Língua¨ entre os alunos. E cada um ficou responsável por apresentar e discutir um determinado tema.
  Os primeiros alunos comentaram sobre os seus respectivos temas. E eu, assim como os outros bolsistas do projeto, fiquei com a incumbência de me apresentar na semana seguinte, junto com os outros alunos.


Quinta feira, 03 de abril de 2014.

  No dia 03 houve o fechamento dos comentários realizados pelos alunos sobre os tópicos do livro proposto pela nossa coordenadora. Como havia comentado anteriormente, falei sobre o tema " Gêneros Textuais no ensino de Língua", um dos tópicos da segunda parte do livro "Produção textual, análise de gêneros e compreensão", de Luiz Antônio Marcuschi.
  Foi um grande desafio comentar sobre esse assunto, pois ele era bem necessário no debate que estava sendo realizado. Por fim, debati sobre ele, dando encerramento aos comentários dos demais temas.
Faremos, a partir de agora, um fichamento do texto completo.


Quinta feira,10 de abril de 2014.

   Neste dia fizemos a nossa primeira visita ao Ciep 308 Joracy Camargo, em Belford Roxo. Fiquei muito entusiasmada ao me deparar com uma escola de normalistas, pois esta área lida muito com a Educação em geral.
   A professora Marilei Venial será a nossa supervisora nesta escola, e nos orientará nos projetos designados aos alunos do também chamado "Instituto de Educação de Belford Roxo".


Quinta feira,15 de maio de 2014.

   Este dia foi bem especial para nós integrantes do PIBID, pois apresentamos um seminário do Ciep Joracy Camargo. A  supervisora do projeto na escola nos dividiu em dois grupos: quatro integrantes do PIBID na parte da manhã e os outros quatro ficaram à tarde. Eu fiz parte do grupo da tarde.
   O tema do Seminário foi voltado para o centenário de Dorival Caymmi, pois os alunos estavam estudando sobre esse autor e compositor brasileiro.
   Nesta mesma ocasião, fomos apresentados oficialmente aos alunos do Ciep e também realizamos os trabalhos propostos pela supervisora Marilei. Depois descreverei melhor nossa participação no projeto cultural da escola, na página "Atividades na escola."
Ao mais tardar do dia, nos encontramos com a coordenadora do projeto, a professora Claudia Fabiana, para finalizarmos este blog no laboratório de informática da Uniabeu.

Quarta feira, 21 de maio de 2014

Nesta reunião nos reunimos com a coordenadora do projeto, a Dr.Shirley Carreira que nos passou informações sobre a bolsa e nos incentivou a participar desta com total eficácia, pois é uma oportunidade de grande valor para o nosso currículo acadêmico.


Quinta feira,22 de maio de 2014

Neste dia houve a nossa reunião no Ciep 380, lá discutimos sobre a bancada de jurados que iria compor a feira literária que seria realizada na escola.
Durante a parte da tarde,nos encontramos com a Dr.Claúdia Fabiana para discutir sobre a avaliação diagnóstica que será realizada nas escolas que participam do projeto.

Quarta feira 28 de maio de 2014

Neste dia nos encontramos na UNIABEU, para avaliarmos e incluirmos algumas questões nas avaliações diagnósticas que será aplicada dia 05 de Junho no Ciep 380. No final do encontro a Dr.Claudia, nos indicou o livro "Para entender o texto-Leitura e Redação,de Platão e Fiorin."


Quinta feira,29 de maio de 2014

Neste dia nos reunimos no Ciep 380, com a Professora Marilei responsável pelo projeto na escola e discutimos sobre a aplicação da Avaliação Diagnóstica que seria realizada nesta.


Quinta feira,05 de junho de 2014

Neste encontro, aplicamos a Avaliação Diagnóstica nas turmas.


Quinta feira,26 de junho de 2014

Neste encontro , fizemos a análise dos resultados da Avaliação aplicadas nas turmas. Tais resultados  estão disponíveis na página Produção Textual.


Quinta feira, 31 de julho de 2014

No devido encontro, nos reunimos com a Coordenadora Claudia Fabiana e discutimos sobre as oficinas que serão realizadas no Ciep 380. Estas, estarão voltadas para os estudos dos gêneros textuais .




Nenhum comentário:

Postar um comentário