Este blog é voltado para atividades desenvolvidas no Subprojeto Letras-Língua Portuguesa, do PIBID/UNIABEU. Grafitagens-Gêneros Textuais e identidades culturais.


Atividades na Escola - 2º Semestre 2014

Realização da Primeira Oficina

( Realizada no dia 28 de agosto de 2014)


Nossa primeira oficina rendeu bons resultados, nela apresentamos o Repente, o Gênero Obituário e a notícia. Os alunos ficaram envolvidos com a dinâmica que realizamos com eles referentes aos assuntos expostos e foram bastantes participativos e criaram seus próprios versos envolvendo diversos temas como: a Baixada Fluminense, educação, escola e etc. 





Realização da Segunda Oficina
( Realizada no dia 04 de setembro de 2014)

Nesta segunda oficina, falamos sobre a Literatura de Cordel e a tipologia textual expositiva e contextualizamos novamente com a Baixada Fluminense que é o nosso foco de estudo. Exibimos vídeos que apresentavam a Literatura de Cordel e a variação diatópica, que é o dialeto devido a variação regional. Depois de todo o conteúdo ser passado para os alunos, realizamos atividades com eles. Nestas atividades eles deveriam escrever poemas referentes a Baixada Fluminense.  Os alunos concluíram suas tarefas com êxito.






Monitoria de Apoio à escrita
( Realizada no dia 09 de outubro de 2014) 
Nesta oficina, utilizamos como recurso os textos produzidos pelos alunos durante as outras oficinas. Nela foram expostos os erros ortográficos, de coesão e coerência e de pontuação. Todos cometidos por eles
Utilizamos slides como recurso ,e   fizemos da seguinte maneira; mostramos as frases incorretas e pedimos para que eles analisassem os erros e logo após nós explicávamos e corrigíamos  a frase.  Utilizamos também imagens que ressaltavam a importância da utilização correta da pontuação. para finalizar levamos a música do Ultraje a Rigor  “ Inútil” , entregamos aos alunos  uma folha com a letra da música original e ao lado dela  uma adaptação que fizemos aderindo a norma padrão gramatical da língua portuguesa  e após isto entregamos  aos alunos uma folha de exercícios  com perguntas objetivas em que eles  teriam que responder as questões.
Esta oficina foi bem produtiva, pois os alunos participaram bastante dela e novamente o auditório estava  cheio.  Eis abaixo, uma foto deste dia:

 Oficina : Grafite é um gênero?

( Realizada no dia 23 de outubro de 2014)
Esta foi a primeira oficina realizada por nós  relacionada ao grafite. Nela falamos  sobre a origem do grafite, a história do grafite  e a literatura/grafite. Falamos também que o grafite é uma arte e que os artista que o fazem  na maioria dos casos prestam uma denúncia à sociedade.  Retratamos também a diferença entre grafite e pichação . Falamos também da relação do grafite com o gênero textual e a utilização que este faz da linguagem verbal e não verbal.  Houve novamente bastante interação dos alunos, pois é um tema jovial e que chama muita atenção.

Ao final da oficina distribuímos cartolinas, pois a atividades seriam realizadas nelas, e os alunos fizeram desenhos em forma de grafite com a intenção de protestar sobre determinado assunto de interesse deles. O tema era livre.  Atraves da realização desta atividade foram escolhidos os desenhos que seriam grafitados na parede das escolas . Baixo, está a foto deste dia :

Nenhum comentário:

Postar um comentário