Realização da Primeira Oficina
( Realizada no dia 28 de agosto de 2014)
Nossa primeira oficina rendeu bons resultados, nela apresentamos o Repente, o Gênero Obituário e a notícia. Os alunos ficaram envolvidos com a dinâmica que realizamos com eles referentes aos assuntos expostos e foram bastantes participativos e criaram seus próprios versos envolvendo diversos temas como: a Baixada Fluminense, educação, escola e etc.
Realização da Segunda Oficina
( Realizada no dia 04 de setembro de 2014)
Nesta segunda oficina, falamos sobre a Literatura de Cordel e a tipologia textual expositiva e contextualizamos novamente com a Baixada Fluminense que é o nosso foco de estudo. Exibimos vídeos que apresentavam a Literatura de Cordel e a variação diatópica, que é o dialeto devido a variação regional. Depois de todo o conteúdo ser passado para os alunos, realizamos atividades com eles. Nestas atividades eles deveriam escrever poemas referentes a Baixada Fluminense. Os alunos concluíram suas tarefas com êxito.
Monitoria de Apoio à escrita
( Realizada no dia 09 de outubro de 2014)
Nesta oficina, utilizamos como recurso os textos produzidos
pelos alunos durante as outras oficinas. Nela foram expostos os erros
ortográficos, de coesão e coerência e de pontuação. Todos cometidos por eles
Utilizamos slides
como recurso ,e fizemos da seguinte maneira; mostramos as
frases incorretas e pedimos para que eles analisassem os erros e logo após nós explicávamos
e corrigíamos a frase. Utilizamos também imagens que ressaltavam a importância
da utilização correta da pontuação. para finalizar levamos a música do Ultraje
a Rigor “ Inútil” , entregamos aos
alunos uma folha com a letra da música
original e ao lado dela uma adaptação
que fizemos aderindo a norma padrão gramatical da língua portuguesa e após isto entregamos aos alunos uma folha de exercícios com perguntas objetivas em que eles teriam que responder as questões.
Esta oficina foi bem produtiva, pois os alunos participaram
bastante dela e novamente o auditório estava cheio. Eis abaixo, uma foto deste dia:
Oficina : Grafite é
um gênero?
( Realizada no dia 23 de outubro de 2014)
Esta foi a primeira oficina realizada por nós relacionada ao grafite. Nela falamos sobre a origem do grafite, a história do
grafite e a literatura/grafite. Falamos
também que o grafite é uma arte e que os artista que o fazem na maioria dos casos prestam uma denúncia à
sociedade. Retratamos também a diferença
entre grafite e pichação . Falamos também da relação do grafite com o gênero
textual e a utilização que este faz da linguagem verbal e não verbal. Houve novamente bastante interação dos
alunos, pois é um tema jovial e que chama muita atenção.
Ao final da oficina distribuímos cartolinas, pois a
atividades seriam realizadas nelas, e os alunos fizeram desenhos em forma de
grafite com a intenção de protestar sobre determinado assunto de interesse
deles. O tema era livre. Atraves da
realização desta atividade foram escolhidos os desenhos que seriam grafitados
na parede das escolas . Baixo, está a foto deste dia :
Nenhum comentário:
Postar um comentário